A homeopatia é um método terapêutico que utiliza as mesmas substâncias que provocam os sintomas, para tratar ou aliviar vários tipos de doenças, como ansiedade, asma ou depressão, por exemplo, seguindo o princípio geral de que “semelhante cura semelhante”. Essas substâncias são utilizadas ultra diluídas em água ou álcool e agitadas ou dinamizadas, produzindo o remédio homeopático que poderá ser capaz de aliviar os sintomas em vez de os piorar.
Este tipo de terapêutica é considerada uma forma de tratamento alternativo ou complementar, pois não existem estudos científicos suficientes sobre sua eficácia. No entanto, a homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
O tratamento homeopático deve ser sempre indicado por um médico homeopata, o profissional mais capaz de adaptar o tratamento às condições físicas e emocionais de forma individualizada, e nunca deve substituir o tratamento médico convencional com remédios alopáticos.