A medicina do trabalho é considerada o fruto de todo o processo de humanização do trabalho.
Essa especialidade é uma das vertentes do Direito do Trabalho a qual se preocupa em dar condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores e, dessa forma, fazer com que a saúde bem como a integridade física e psicológica deles sejam garantidas.
Nesse sentido, a medicina do trabalho tem o objetivo de garantir a saúde dos trabalhadores por meio da prevenção de acidentes bem como de doenças do trabalho.
Dessa forma, a principal função da medicina do trabalho é conciliar as exigências constantes no mercado de trabalho e não colocar em risco a saúde do trabalhador.
Outra função de extrema importância da medicina do trabalho é informar as responsabilidades bem como os limites dos trabalhadores.
Assim, deverá ser feita a conscientização do funcionário acerca dos limites de suas atividades profissionais, para, dessa forma, evitar que ele se exponha em excesso e adoeça.
A medicina do trabalho também dispõe sobre os exames médicos preventivos bem como as principais doenças ocupacionais que afetam os trabalhadores.